Gaste menos, poupe mais.
Construa a sua reserva de emergência em primeiro lugar. Pelo menos 6 meses das suas despesas fixas.
Tenha renda fixa!
Tudo indica que a taxa Selic ficará alta por um bom tempo, logo aloque maior parte do seu patrimônio em colchão de liquidez. Não ignore 12% liquido com baixo risco.
Não se prenda a taxas prefixadas e prazos longos.
Hoje você não precisa correr o risco de ficar preso a taxas ruins por 3, 5 ou 7 anos. Lembre-se: hoje vc consegue 12% liquido em aplicações com liquidez diária. Aproveite.
Selecione ações de qualidade a preços convidativos!
Bolsa está como uma mola comprimida. Vários ativos de empresas sólidas com fortes vantagens competitivas e ótima gestão estão com valuation extremamente atrativos. Qualquer pequena notícia positiva, essas ações sobem forte.
Evite investir em empresas alavancadas.
Uma dívida alta em relação a geração de caixa fará com que as despesas financeiras superem lucros operacionais. Em outras palavras, potencial prejuízo à frente.
Não esqueça dos fundos imobiliários.
Receber o dividendos mensal na sua conta é extremamente prazeroso. Comprar uma carteira diversificada de FIIs é a forma mais interessante para você investir em imóveis e ter uma renda passiva.
Dolarize parte do seu patrimônio.
Proteção é igual a seguro de carro. Você só dá valor quando precisa. Dólar e ouro devem estar sempre presentes na sua carteira.
Equilibre sempre a sua carteira de investimentos.
Seu patrimônio é um organismo vivo que precisa ser cuidado e rebalanceado periodicamente em linha com o seu perfil de investidor. Se mudaram cenário ou fundamentos, devemos mexer no portfólio para que ele fique adequado e equilibrado.
Max Bohm
Comments