top of page

Jackson Hole Conferece - @Avenue Now


O que é?

O Jackson Hole Economic Symposium é um evento que acontece anualmente desde 1978, sendo realizado em Jackson Hole, Wyoming, desde 1981 e patrocinado pelo FED de Kansas City. O objetivo do encontro é a dicussão aberta sobre questões econômicas importantes da conjuntura do momento. Entre os participantes temos os presidentes de bancos centrais de diversos países, ministros das finanças, além de líderes do mercado financeiro e expoentes do universo acadêmico.


Expectativas

Abaixo uma lista de diferentes expectativas de comentários de agentes do mercado acerca do evento.


- Standard Chartered PLC: os recentes comentários num tom mais pesado e duro contra inflação devem ser reafirmado por Jerome Powell em Jackson Hole. No entato, o banco vê isso como cada vez mais já precificado no mercado e vê espaço para uma recuperação do mercado, caso seu discurso não seja tão duro como imagina-se.

“With positioning skewed in a bearish direction, we could see a relief rally even on a moderately hawkish stance, recognizing that data on activity and inflation are the ultimate USD drivers.” - Steve Englander estrategista do banco.


- RBC Capital Markets: veem pouco espaço para surpresas hawkish ou ainda de uma indicação mais clara cerca de um próximo aumento de juros. Acredita que Powell deve novamente, reforçar a necessidade de acompanhar os dados e veem isso como um potencial comentário mais dovish, o qual poderia repercutir positivamente no mercado.

“I doubt that Powell will pre-commit to any hike quantum in the September Federal Open Market Committee meeting, certainly not 75 basis points,” - Alvin T. Tan Head de câmbio.

- JP Morgan: em pesquisa interna recente com os clientes do banco, 50% acreditam ser improvável que o Fed traga surpresa no simpósio; 43% acreditam que já houve antecipação desse discurso e postura mais hawkish; 7% esperam surpresas mais dovish.


- Saxo Capital Markets: segundo Charu Chanana, estrategista sênior da Saxo Capital Markets, o FED deve seguir seu discurso mais duro de combate a inflação, mas acreditam que o mercado tem espaço para novas altas caso Powell forneca pistas menos concretas e tenha um discurso mais ambíguo contra inflação.


Impacto no mercado:

Refletindo os comentários de dirigentes do FED na semana passada – os quais foram numa linha mais hawkish – e a expectativa de discursos duros em jackson Hole, temos visto um movimento de abertura da curva de juros (treasuries de 10 anos) a qual saiu de 2.5% no início do mês para acima de 3% hoje (23/08/2022). Tal movimento ajuda também a entender a underperformance dos índices acionários nos últimos dias.


Por outro lado, discursos mais brandos ou ambíguos podem sim movimentar mercado. O gráfico abaixo mostra que o posicionamento de gestores (alavancados ou não) em índice S&P está bastante baixo quando olhamos os últimos 5 anos.


Este é o grande evento da semana, então temos que observar os desdobramentos.


William Castro Alves

Estrategista-chefe da Avenue Securities



Comments


bottom of page