* Avenue Now: PPI – mais do mesmo, uma inflação resiliente *
O dado :
O Índice de Preços ao Produtor (PPI na sigla em inglês), acumulou uma alta de 8,7% nos últimos 12 meses; resultado veio um pouco abaixo dos 8,8% esperados pelo mercado e dos 9,8% revisados do mês passado.
Em relação a julho, o PPI teve uma queda de -0,1%, em linha com a previsão de -0,1%, mas acima dos -0,4% revisados de julho.
O núcleo do PPI ficou em 0,4%, acima da projeção de 0,3% e dos 0,3% prévios. E o núcleo do PPI anual ficou em 7,3%, também acima dos 7,1% previstos.
Impacto no mercado :
Mais um número de inflação que se mostra ligeiramente mais forte que o esperado, mostrando a resiliência da inflação. Chamou atenção o núcleo acima do esperado algo que definitivamente não é uma boa notícia. Apesar disso, após o anúncio do indicador os futuros retoraram ao campo positivo.
Olhando a frente:
Entendemos que o cenário deve seguir bastante volátil, com muitas incertezas e diferentes reações do mercado no curtíssimo prazo. Ontem os principais índices acionários de Wall Street tiveram o pior desempenho diário desde junho de 2020 e como reflexo de uma inflação maior que o esperado, diferentes casas passaram a descartar a possibilidade de alta de 50 pontos-base e houve aumento nas projeções de aumento de 100 bp nos juros na próxima quarta-feira, 21. Para a reunião de dezembro, a probabilidade de taxas Fed Funds acima de 4% passou a representar 83,5%, contra 25,5% ontem, de acordo com o monitoramento da CME. Por outro lado, cenários de aversão a risco tradicionalmente casam com valorização do dólar, tal como vimos ontem e reforçam a necessidade do investimento em dólar como parte estrutural de portfólios.
William Castro Alves
Estrategista-chefe da Avenue Securities
Σχόλια