top of page

Entenda o gráfico de dominância do Bitcoin



Todos nós conhecemos o bitcoin, não é?


A primeira criptomoeda comercial deu início à adoção global da tecnologia blockchain, transações ponto a ponto e quase tudo entre elas. No entanto, a história não é o aspecto mais interessante do bitcoin. Estamos interessados ​​no domínio do BTC – um conceito que não é apenas jargão, mas surge como um indicador negociável – liderado pelo gráfico de dominância do bitcoin.


Aqui está uma perspectiva!


O bitcoin foi a primeira criptomoeda de todos os tempos. Lançado em 2009, detinha apropriadamente 100% da participação no mercado de criptomoedas. Com o tempo, outras criptomoedas começaram a aparecer. Litecoin, ethereum e uma enxurrada de altcoins! Consequentemente, o domínio do bitcoin começou a cair, continuando a servir como uma métrica importante para rastrear a capitalização total do mercado, mudando os sentimentos do usuário e o estado do mercado de criptomoedas em geral.



Neste post:

  • O que significa dominância do bitcoin?

    • Por que apenas bitcoin e não ethereum?

  • Fatores que afetam a dominância do bitcoin

    • Valor do bitcoin

    • Altcoins

    • Popularidade da stablecoin

    • Condições de mercado

  • Qual é o gráfico/índice de dominância do bitcoin?

    • História

    • Gráfico de dominância do Bitcoin: usos

      • Aversão ao risco

      • Visão geral do mercado

      • Negociabilidade

  • Benefícios do gráfico de dominância bitcoin

  • Desvantagens de usar o gráfico de dominância bitcoin

    • Aumento da oferta

    • Deficiências de capitalização de mercado

  • O verdadeiro índice de dominância do bitcoin

  • Como negociar criptomoedas usando a dominância do BTC

    • Dominância do BTC para analisar as tendências do mercado

    • Usando o domínio do BTC em relação ao preço do BTC

  • O gráfico de dominância do bitcoin é um indicador confiável?

  • A dominância do Bitcoin é uma ferramenta útil de análise de tendências

  • Perguntas frequentes

O que significa dominância do bitcoin?

A resposta curta é (capitalização de mercado do BTC/capitalização total do mercado de criptomoedas) x 100.


A resposta longa é que o domínio do BTC é um valor percentual que mede o quão dominante o BTC é comparado ao mercado total. O crescimento do espaço altcoin (novas moedas/tokens aparecendo a cada dia) tornou o domínio do bitcoin uma ferramenta altamente útil. Vários traders e investidores de criptomoedas preferem usar esse recurso para ajustar seus portfólios e estratégias de negociação/investimento.

Domínio do Bitcoin sobre outras criptomoedas: CoinGecko

O crescente domínio do BTC significa que o bitcoin está crescendo em comparação com outras altcoins. Este desenvolvimento pode significar o seguinte:

  1. O BTC está desvalorizando menos do que outras altcoins de correção, especialmente em um mercado de baixa.

  2. Mais BTC está sendo adicionado ao pool de suprimentos devido ao aumento da atividade de mineração.

  3. Uma queda na capitalização de mercado geral em um mercado em baixa.

  4. Um aumento na capitalização de mercado geral em um mercado em alta, com o BTC mostrando alguma ação de preço agressiva em comparação com as altcoins.



Por que apenas bitcoin e não ethereum?


Como o domínio do BTC é uma proporção do valor de mercado do bitcoin em relação ao valor de mercado geral, o método de cálculo é válido mesmo para outras criptomoedas. Teoricamente, qualquer um pode descobrir o domínio do ethereum ou da cardano aplicando matemática simples. No entanto, geralmente falamos apenas sobre bitcoin, pois começou como a primeira criptomoeda comercial e ainda é a mais dominante até hoje – compreendendo 39% de todo o espaço de criptomoedas – em termos de capitalização de mercado.


É o primeiro, e é grande. Daí a atenção!


Além disso, a dominância do bitcoin não é um conceito independente. Se você seguir o índice fear and greed do bitcoin, saberá que “Dominância” é um dos indicadores de subíndice com um peso de 15%.


Fatores que afetam a dominância do bitcoin

Agora que discutimos um pouco sobre a dominância do bitcoin, aqui estão alguns dos fatores importantes conhecidos por afetar o mesmo:


Valor do bitcoin


Se o BTC subir no gráfico de preços, seu domínio de mercado aumenta. Sim, a relação é tão direta quanto esta. Quando as altcoins não eram tão populares, o domínio do BTC estava próximo de 90%. No entanto, as coisas começaram a mudar com jogos, serviços financeiros e arte movidos a blockchain, tornando-se populares a cada dia. Portanto, cada novo avanço no universo das criptomoedas que traz um novo token desempenha um papel na redução do domínio do bitcoin.


A única maneira da dominância do BTC permanecer alta é se a criptomoeda continuar crescendo em popularidade. O valor (preço) pode ser subjetivo e pode não representar verdadeiramente o domínio do BTC o tempo todo. Nós chegaremos a isso mais tarde.



Altcoins


Como mencionado, a introdução de novas moedas no universo cripto pode atingir o domínio do bitcoin. No entanto, você pode perguntar: “Como algumas moedas novas e menos populares podem impactar um valor de mercado tão grande quanto o do bitcoin?”


Bem, a resposta é simples: apetite ao risco. Em julho de 2022, mais de 20.000 criptoativos já estavam em circulação. E as pessoas tendem a experimentar outras opções com base em sentimentos sociais, na extensão do xelim, nos fundamentos e no hype. Lembre-se de que, de acordo com a imagem maior, é sempre BTC versus todos os outros ativos. Assim, a dominância do bitcoin pode ser afetada se o dinheiro começar a fluir para outras criptomoedas em massa.


Popularidade da stablecoin


Satoshi Nakamoto imaginou bitcoin para transações peer-to-peer. Ultimamente, as stablecoins parecem ter assumido essa responsabilidade, aumentando os investidores em criptomoedas para as exchanges. Portanto, um aumento na popularidade das stablecoins pode diluir significativamente o domínio do BTC. E, diferentemente das novas altcoins, stablecoins como USDT, USDC, BUSD e outras têm uma presença de mercado mais proeminente – tornando-as adversárias dignas do domínio do bitcoin.


Condições de mercado


A natureza do mercado também pode afetar a dominância do bitcoin. Você pode ver o domínio do BTC crescendo em um mercado em baixa, mesmo com a queda total e o valor de mercado do BTC. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, o bitcoin evoluiu para um criptoativo relativamente estável, muitas vezes atrás dos mercados tradicionais como o S&P 500. A estabilidade do Bitcoin significa que uma queda no valor de mercado total afeta mais as altcoins voláteis – levando ao crescente domínio do BTC.


Em um mercado em alta, o inverso pode ser verdadeiro. O domínio do BTC pode cair, apesar do crescente valor de mercado, pois as pessoas estão mais dispostas a colocar fundos nas altcoins mais arriscadas.


Qual é o gráfico/índice de dominância do bitcoin?

O gráfico de dominância do bitcoin é uma representação visual do domínio do BTC como o conceito. O gráfico identifica o domínio do BTC como um índice. Além disso, a métrica é fornecida pela CoinMarketCap/CoinGecko e está presente na página inicial.


História


Várias comunidades de traders começaram a usar o gráfico de dominância do bitcoin em 2017. No entanto, o gráfico começou a ganhar terreno em 2021 – a era do boom das altcoins. Atualmente, é um dos indicadores de investimento mais confiáveis ​​– mais fundamental do que técnico – com o BTC entrando lentamente na categoria de criptomoeda estável.


Dominância do BTC: Tradingview

Gráfico de dominância do Bitcoin: usos


O gráfico de dominância do BTC não é seu indicador de negociação regular. No entanto, possui os seguintes usos, que requerem detalhamento adicional.


Aversão a risco


Um crescente gráfico de dominância do bitcoin mostra que os atuais traders e investidores de criptomoedas estão lentamente se tornando mais avessos ao risco. Isso geralmente acontece em um mercado de baixa lenta, quando o BTC parece a opção mais confiável para investir e negociar.



Visão geral do mercado


A crescente estabilidade do Bitcoin é uma razão pela qual muitas vezes é inversamente correlacionada com a capitalização de mercado total.


Domínio do BTC entre abril de 2019 e junho de 2021Valor de mercado geral entre abril de 2019 e junho de 2021

Valor de mercado geral entre abril de 2019 e junho de 2021

Os gráficos ilustrados acima mostram que, quando o domínio do BTC estava no pico, o valor de mercado geral continuou a ser negociado baixo e estável (poucas altcoins por aí). No entanto, como o domínio começou a cair a partir de junho de 2021, você pode ver o gráfico de capitalização de mercado mostrando uma forte tendência de alta.


Negociabilidade


O domínio do BTC não é apenas um índice. Em vez disso, na Binance, você pode negociar futuros perpétuos BTCDOM/USDT. Portanto, também é possível usar a dominância do BTC como um instrumento de negociação alavancado e de curto prazo, desde que você saiba ler o gráfico de dominância do Bitcoin em relação a outras métricas.

Um contrato futuro perpétuo é mais como um contrato futuro simples, mas sem data de vencimento.



Benefícios do gráfico de dominância bitcoin

Se você puder ler o gráfico de dominância do bitcoin, poderá colher os seguintes benefícios:

  1. Você pode identificar o início das fases do mercado de baixa e alta.

  2. Você pode identificar padrões de reversão.

  3. Pode ser possível identificar novas temporadas de altcoin; fases em que as altcoins crescem em termos de valorização.

  4. Em uma fase de baixa, o crescente domínio do BTC pode prever uma fase de consolidação de preços de curto prazo, em todo o mercado.

Desvantagens de usar o gráfico de dominância bitcoin


Apesar das vantagens, o gráfico de dominância não é perfeito. Aqui estão algumas desvantagens:


Aumento da oferta


Um aumento na oferta de BTC devido à atividade de mineração pode levar a um aumento isolado no gráfico de dominância do bitcoin. No entanto, esse tipo de desenvolvimento de gráfico não é particularmente útil quando se trata de analisar os movimentos de negociação.


Deficiências de capitalização de mercado




A capitalização de mercado como indicador de avaliação nem sempre é precisa. Pode haver épocas em que algumas altcoins acumulam muito volume de mercado devido a um aumento no volume e na atividade de negociação. Mesmo os motoristas sentimentais podem aumentar os preços dos tokens, aumentando o valor de mercado. Se o ganho em outras altcoins for substancial, o domínio do BTC pode acabar sendo atingido.


Um desses motoristas sentimentais tem empurrado os preços do DOGEpara o teto.

O verdadeiro índice de dominância do bitcoin


As armadilhas do gráfico/índice de dominância podem ser contornadas até certo ponto pelo “Real Bitcoin Dominance Indicator”. Este indicador funciona de forma semelhante, mas compara o valor de mercado do BTC apenas com as criptomoedas PoW. De acordo com este indicador, comparar o BTC com qualquer outra altcoin é como comparar maçãs com laranjas.


Esse indicador é útil para os puristas do PoW, que não demoram muito em ofertas baseadas em ICO.


Índice de dominância real do Bitcoin: Compre Bitcoin em todo o mundo

Como negociar criptomoedas usando a dominância do BTC


O gráfico de dominância do Bitcoin pode funcionar como um indicador eficaz. Aqui está como ele funciona:


Dominância do BTC para analisar as tendências do mercado


Assim como qualquer outro gráfico, até o gráfico de dominância do BTC se move em ciclos. Portanto, o conceito de identificar uma série de máximos mais baixos para determinar tendências de baixa pode ser útil para entender a amplitude do mercado.


Um gráfico de dominância de tendência de baixa mostra diluição. Em um mercado em alta, isso pode sugerir um boom na popularidade das altcoins. Em um mercado em baixa, isso pode sugerir uma reversão de tendência, pois mostra que as pessoas estão ficando confiantes o suficiente para investir em outras altcoins.


Usando o domínio do BTC em relação ao preço do BTC


Os traders geralmente analisam os preços do bitcoin e seu domínio simultaneamente para alcançar os resultados comerciais. Quando tanto a dominância quanto os preços sobem, um mercado em alta pode estar por vir.


A queda de preços e o aumento do domínio podem ser sinais de baixa do mercado. Finalmente, se ambos os indicadores caírem, uma tendência de baixa maior seguida por movimentos laterais pode estar chegando.




O primeiro gráfico mostra a ação máxima do preço do BTC entre janeiro de 2021 e maio de 2021. Em resposta, o gráfico de dominância do BTC negociou estável e até caiu no final do período mencionado. Se você olhar de perto, verá que após a região destacada, tanto o domínio quanto o preço começaram a cair, resultando em novas baixas de preço do BTC. Uma tendência de baixa maior engolfou o mercado até julho de 2021.


Por fim, o aumento dos preços e a queda do domínio funcionam como outros indicadores. Isso mostra que os preços do BTC estão aumentando apesar da queda do índice, o que significa que o movimento nos balcões de altcoin é mais agressivo.



Aqui está o que aconteceu após julho de 2021:


Os preços do BTC começaram a subir entre julho de 2021 e novembro de 2021

O domínio do BTC não caiu e até aumentou um pouco durante esse período

Casos de uso suficientes? Aqui estão algumas tabelas com algumas combinações para ajudá-lo a fazer as escolhas certas:


Caso 1: o domínio do BTC está crescendo

Preço BTC Ação de negociação (possível)

Acima Favorecer BTC

Baixa Segure-se na Fiat (ondas de baixa)

Lateralmente Segure-se na Fiat/BTC (mercados agitados)


Caso 2: o domínio do BTC está diminuindo

Preço BTC Ação de negociação (possível)

Acima Favorecer Altcoins

Baixa Segure-se na Fiat (ondas maciças de baixa)

Lateralmente Favorecer Altcoins (construção da temporada de altcoin)


Caso 3: o domínio do BTC é lateral

Preço BTC Ação de negociação (possível)

Acima Favorecer o BTC (dinheiro de fora vindo para o BTC)

Baixa Segure-se na Fiat (ondas de baixa)

Lateralmente Segure-se em Fiat/Altcoins


O gráfico de dominância do bitcoin é um indicador confiável?

O gráfico de dominância do BTC é confiável se você tiver uma visão geral em mente. No entanto, ele erra o alvo nas seguintes áreas:

  1. Não leva em consideração os concorrentes diretos, mas se concentra em todo o mercado. (O gráfico de dominância real do bitcoin funciona melhor aqui).

  2. Pode ser afetado por um aumento na popularidade da stablecoin, o que é um pouco contraproducente, considerando que as stablecoins não são tão voláteis quanto outras altcoins.

  3. Não considera BTCs perdidos (BTCs em carteiras inacessíveis). O valor de mercado do bitcoin ainda mostra seu valor.

  4. Todo projeto de altcoin é considerado, mesmo que inicialmente atraia muito investimento e depois acabe sendo uma farsa.

A dominância do Bitcoin é uma ferramenta útil de análise de tendências


Isso resume essa discussão sobre o domínio do bitcoin. Desnecessário dizer que a criptomoeda desempenha um papel central no mercado de criptomoedas com seu domínio de aproximadamente 65%. O gráfico de dominância do bitcoin é uma ferramenta útil, embora não seja a única que você deve usar.


Com cargas de altcoins e stablecoins chegando a cada dia, o gráfico de dominância do bitcoin pode retornar uma nova leitura em breve. Por enquanto, se mantém nos patamares de 41,4%, servindo de guia para os traders. E só para reiterar, o índice de dominância do bitcoin é mais um analisador de tendências e menos um previsor de preços. No entanto, se você puder ler o domínio e os preços juntos, obter insights acionáveis ​​se tornará mais fácil.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade.


Por Beincrypto

Comments


bottom of page