top of page

ESPECIAL AMERICANAS (AMER3) - O rombo na casa dos bilhões



A CASA CAIU – Os papéis da Americanas contratam forte gap de queda para a abertura, depois de a empresa informar em fato relevante, depois do fechamento, a descoberta de inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões.


... Foram identificados financiamentos de compras nas quais é devedora e que "não se encontram adequadamente refletidos" no balanço, segundo a empresa. Na prática, a Americanas pode estar mais endividada do que se sabia.



... O rombo na casa dos bilhões assusta e a companhia sinaliza não ter a total dimensão das dívidas não contabilizadas nas demonstrações financeiras. "Neste momento, não é possível determinar todos os impactos.”


... O investidor teme que esta possa ser só a ponta do iceberg. "Game over", disse fonte ao Broadcast. A primeira impressão é de um “abalo irremediável”, diante do golpe na confiança com a “enorme” fragilidade na governança.



... Para a Guide Investimentos, a notícia é “desastrosa”. “Agora o barco está afundando e não tem um capitão.”


... Sergio Rial só durou 11 dias na presidência da empresa e decidiu deixar ontem imediatamente o cargo, junto com o diretor de Relações com Investidores, André Covre, depois da bomba que encontrou nas contas da Americanas.


... O Conselho de Administração nomeou João Guerra para ocupar os dois cargos de forma interina e decidiu criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que levaram às inconsistências contábeis da companhia.



... A saída às pressas de Rial antecipa um tombo nos papéis. Em agosto do ano passado, o anúncio de que o executivo assumiria o comando da Americanas a partir de 2023, em substituição a Miguel Gutierrez, causou furor no mercado.


... Em um só dia, as ações dispararam quase 20% e a companhia ganhou quase R$ 2 bilhões em valor de mercado.


... Nestas últimas semanas anteriores ao escândalo contábil, os papéis da Americanas vinham turbinados, com salto de 24,35% apenas este ano, que mal começou. Só por aí, dá para ter a medida do espaço para derreter hoje.


Do BDM Morning Call



Comments


bottom of page